sexta-feira, 1 de abril de 2016

Síria. História de um país ate os dias atuais. Parte 02

Segunda parte ... Caso não tenha visto a primeira parte clique aqui
Os cruzados cristãos da Europa invadiram a Síria em fins do séc. XI, tentando reconquistar a Palestina dos muçulmanos. Saladin, governante muçulmano do Egito, entrou na Síria para expulsar os cruzados e, no fim do séc. XII, governava quase todo o país. Depois de dominado pela dinastia mameluca, do Egito, o território foi conquistado pelos turcos em 1516.

          ¡Síria conquistada pelos Otomanos!
Em 1516 o Império Otomano invadiu a Sultanato Mameluco do Egito conquistando a Síria e incorporado ao seu domínio. O império respeitava muito a íngua árabe pois era o idioma do Alcorão e por isso não eram rígidos com os sírios. Falavam que aceitavam o manto de defensores da fé. Damasco foi transformada no maior entreposto para Meca e, como tal, adquiriu um caráter sagrado para os muçulmanos por causa dos resultados benéficos dos inúmeros peregrinos que passavam para o Hajj, a peregrinação para Meca. 

Síria Otomana

A administração otomana seguia um sistema que levou à coexistência pacífica. Cada minoria étnico-religiosa — árabes xiitas, árabes sunitas, arameus-ortodoxos siríacos,ortodoxos gregos, cristãos maronitas, cristãos assírios, armênios, curdos e judeus - constituía um millet. Os chefes religiosos de cada comunidade administravam-nas e também realizavam algumas funções civis
____________________________

Tudo estava indo bem, porem durante a Primeira Guerra Mundial os sírios e outros árabes se revoltaram e ajudaram o Reino Unido a lutar contra o Império Otomano, mesmo este ultimo dando liberdade total ao povo. O motivo de ter acontecido isso foi que os sírios queriam ser independentes e assim o Reino Unido passariam a apoia-los. Com o fim da guerra a Liga das Nações dividiu a Grande Síria em quatro regiões: Síria, Líbano, Palestina e Transjordânia. Por mandato, a França passou a dirigir a Síria.

          ¡Síria francesa!
Em 1920 um reino sírio independente foi estabelecido e governado por Faisal I da família hachemita. Porem, esse domínio durou poucos meses com a Batalha de Maysalun. As tropas francesas ocuparam o país no final daquele ano e após a Conferencia de San Remo ficou definido pela Liga das Nações sob mandato francês.

Em 1936 Síria e França negociaram um tratado de independência, com Hashim al-Atassi o primeiro presidente a ser eleito pela primeira república moderna. Infelizmente esse tratado nunca entrou em vigor pois o legislador francês recusou a ratificá-lo.

A contínua pressão de nacionalistas sírios e de britânicos forçou o governo francês a evacuar suas tropas em abril de 1946, deixando o país nas mãos de um governo republicano que tinha sido formados durante o mandato.
____________________________

No mesmo ano de 1946 o país se tornou-se independente. Vários sírios desejavam reunificar a Grande Síria. No ano seguinte, porém, a ONU partilhou a Palestina: um Estado judeu (Israel) e um Estado árabe. Os sírios e outros povos árabes imediatamente invadiram Israel, mas a ONU impôs o cessar-fogo.

Em 1949 oficiais do Exército depuseram o governo culpando por não tentar impedir a divisão da Palestina. Em uma tentativa de estabelecer a unidade árabe, a Síria juntou-se ao Egito, em 1958, na chamada República Árabe Unida (RAU), que teve fim após um golpe militar na Síria, em 1961.
  
Em meados da década de 1960, o Partido Socialista Árabe (Baath) chegou ao poder. O governo encampou a maioria das indústrias e todo o comércio exterior do país. Em 1971, Hafez al-Assad, líder do partido, tornou-se presidente da Síria. Governou autoritariamente, sendo sucessivamente reeleito (1971, 1978, 1985, 1991) em disputas sem oposição organizada.





Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comments system

Calcule seu Seguro Auto Tokio Marine

Total de visualizações